Principais dúvidas na hora da matrícula
Escolher a melhor escola para seu filho não é fácil, especialmente porque um engano nesse momento pode trazer consequências negativas ao desenvolvimento e bem estar dos adolescentes. Também criamos um canal no whatsapp exclusivo para esclarecer suas dúvidas sobre Ensino Médio no Colégio Novo Pátio: (11) 98869-7851.
O Ensino Médio representa uma transição importante – da adolescência para a vida adulta. Além de consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, os jovens estão muito próximos de fazerem escolhas importantes, como o caminho profissional a ser seguido, e apropriam-se de suas próprias visões de mundo. Portanto, o Ensino Médio deve ter o papel fundamental de apoiar os adolescentes na identificação de seus potenciais e habilidades, de ampliação do repertório cultural e de formação acadêmica sólida, com a compreensão técnica e prática de diferentes áreas do saber. Isso tudo com estímulo à criatividade, interdisciplinaridade e multiplicidade de caminhos para desenvolver, criar e resolver problemas
O Ensino Médio é um importante momento de transição na vida dos adolescentes. Além de uma proposta pedagógica com sólida preparação para os exames de ingresso nas universidades, colégios desse segmento devem apresentar uma abordagem individualizada e apoiar os alunos na elaboração de seus projetos de vida e identificação de seus potenciais. A ampliação da formação cultural e a integração da tecnologia às propostas pedagógicas também são pontos fundamentais. Portanto, na visita ao colégio, observe se a estrutura física, a equipe e o currículo abrangem as diferentes necessidades dos jovens nessa fase: alto rendimento acadêmico, abordagem individualizada e humanista, uso integrado da tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem, formação cultural, espaços de convivência e metodologias ativas, que coloquem os adolescentes no centro do processo de aprendizagem e estimulem a reflexão e pesquisa.
A estrutura física do colégio deve dar o suporte necessário a uma abordagem moderna, individualizada, baseada em metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Para isso, as salas de aula devem permitir diferentes configurações (ora as turmas se organizam em grupos, ora cada aluno foca individualmente em suas atividades, por exemplo), ser amplas, arejadas e iluminadas. Além disso, é importante que o mobiliário seja adequado aos alunos nessa faixa etária, com tamanho e formato das carteiras confortáveis e ergonômicos e presença de armários para que os estudantes não carreguem o material completo todos os dias. Também é fundamental que a tecnologia seja usada de forma integrada e como ferramenta a favor do aprendizado, com presença nos espaços por meio de redes de acesso à internet, equipamentos, softwares e plataformas adequados à área da Educação, equipes preparadas para a aplicação da tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem e laboratórios e estúdios para o desenvolvimento da “cultura maker” (faça você mesmo). O espaço, tanto dentro quanto fora das salas, deve revelar a produção e criação dos alunos e é preciso haver ambientes de convivência para os adolescentes.
Nossos professores são especialistas em suas áreas e com extensa experiência no Ensino Médio e preparação para vestibulares. Grande parte de nossa equipe tem mestrado ou doutorado.
O número de alunos em sala não deve comprometer o atendimento individualizado, portanto, entre 20 e 25 alunos é o número proposto por turma.
Nosso trabalho concilia o rendimento acadêmico, com sólida preparação para os vestibulares, à abordagem individualizada e humanista, orientando e apoiando o jovem em suas escolhas e projetos de vida. Pautados no diálogo e na transparência, assumimos um compromisso de excelência no processo de ensino e aprendizagem por meio de um bom planejamento, resultado de reflexões coletivas e em constante reavaliação, mantendo sempre a coerência entre teoria e prática e com uma equipe em busca de boas experiências pedagógicas, voltadas para as necessidades de nossos jovens.
O desenvolvimento da autonomia do aluno, priorizando sua formação ética e participação crítica e ativa em seu próprio processo de aprendizagem e na cidadania é permeado pelo trabalho focado em solução de problemas, com estímulo à pesquisa e aprofundamento científico, em um contexto de articulação entre as diferentes áreas do conhecimento, projetos com eixos temáticos em conexão com temas da atualidade, envolvendo ainda a utilização da tecnologia integrada ao currículo escolar.
No Novo Pátio, são adotados livros didáticos e material de suporte extra, de acordo com a necessidade de cada componente curricular. A partir de pesquisas de alunos e professores, há postagens cotidianas de vídeos, músicas, links interessantes, entre outros conteúdos, nas salas de aulas virtuais de cada disciplina. Para o ateliê de criação, o colégio oferece material, ferramentas e equipamentos de apoio. Cada aluno também possui uma maleta para uso em aulas “mão na massa”.
Além de todas as disciplinas da Base Nacional Comum - Arte, Língua Portuguesa, Educação Física, Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, Sociologia, História e Filosofia, no Colégio Novo Pátio, os adolescentes têm aulas de Atualidades, Inglês (com grupos diferentes de acordo com o nível de proficiência dos alunos), Espanhol, Aprofundamento em Biologia ou Física (eletivas), Ética, autoconhecimento e relações sociais e Projetos Especiais (em diferentes áreas, como educação ambiental, primeiros socorros, empreendedorismo, culinária saudável, serviços básicos na manutenção de uma casa e esferas de administração pública).
No Novo Pátio, propomos um trabalho intenso na língua inglesa, com projetos bilíngues interdisciplinares e preparação para exames de proficiência. Para adequar as aulas aos diferentes níveis de aquisição da língua entre os alunos, oferecemos duas turmas distintas: uma avançada e outra básica. Os grupos são formados com base em uma avaliação preliminar da proficiência de cada adolescente e, periodicamente, é realizada a reavaliação para mudança de turma. Além do inglês, o espanhol também está inserido no currículo padrão para todos os estudantes e o alemão é oferecido como curso complementar.
Para aprender uma língua estrangeira, é preciso ter o máximo de contato com ela, mergulhando em seu universo de possibilidades, falando, escrevendo, praticando. O desenvolvimento das habilidades referentes ao processo de aquisição da língua que está sendo estudada se concretiza através de atividades que envolvem o ouvir, falar, ler e escrever de forma eficiente, com a finalidade da comunicação. A seleção de material didático e a utilização de recursos tecnológicos apropriados, atividades cooperativas na língua estrangeira, com apresentações teatrais ou concursos, como de leitura, olimpíadas e tantas outras possibilidades são muito motivadoras, estimulam a aprendizagem e estão em nosso plano pedagógico.
Avaliar a aprendizagem é colher informações relativas ao desempenho dos alunos ao longo de uma determinada trajetória quanto aos conteúdos previstos no programa de ensino, que visam o desenvolvimento de competências e habilidades específicas. A avaliação oferece ao professor um diagnóstico sobre o que foi trabalhado para melhor compreensão tanto da efetividade de estratégias adotadas, como de fontes de eventuais dificuldades com relação ao objeto de aprendizagem.
No Novo Pátio, adotamos instrumentos de avaliação periódicos e diversificados para que tenhamos mais clareza sobre os resultados dos esforços promovidos pelo colégio e também pelo corpo discente. O processo de avaliação é trimestral, com nota mínima seis para aprovação, sendo que os alunos são avaliados por competências cognitivas e socioemocionais.
O conteúdo é o mesmo. Duas coisas diferem: como e em que momento o conteúdo é apresentado. O adolescente do século XXI é conectado, com acesso a uma enorme quantidade de informações e potencial para analisar, refletir e desenvolver-se de modo a transformar o mundo ao seu redor. As metodologias ativas estimulam justamente o desenvolvimento desse potencial ao colocar o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. O conteúdo apresentado é o mesmo das escolas tradicionais, mas de forma a fazer o aluno refletir sobre o assunto, tirar conclusões e, assim, apropriar-se do conhecimento.
Os processos seletivos, em especial os vestibulares, são relativamente dinâmicos. As universidades e faculdades estão permanentemente aprimorando seus métodos de seleção e nós do Novo Pátio estamos sempre atentos a qualquer novidade que surja nesse caminho.
Cada instituição tem uma proposta específica de seleção, podendo ser muito distintas em sua estrutura básica. Compreender essas estruturas e desenvolver a estratégia adequada para enfrentá-las é tão importante quanto o conhecimento e as competências desenvolvidas ao longo do ciclo escolar. Em nossa proposta, cada aluno do Colégio Novo Pátio é orientado com precisão sobre a característica dos processos que optar por participar.
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), inicialmente um exame não obrigatório destinado em parte à autoavaliação dos alunos que concluíam o ensino médio, passou a ser utilizado pelas universidades federais e por algumas universidades e faculdades privadas como um processo seletivo específico, um “tipo de vestibular”. Para que isso fosse viável, foi necessário introduzir grandes modificações na estrutura da prova, o que culminou por transformá-lo em um dos mais difíceis vestibulares, dependendo da carreira, instituição e curso escolhido pelo candidato. Ele é baseado em competências, como a capacidade de levantar hipóteses e possibilidades de resolução sobre situações problema, elaboradas dentro dos mais variados contextos.
No Novo Pátio, essas competências são trabalhadas diariamente, desenvolvendo o uso do raciocínio hipotético dedutivo, apoiado na capacidade de análise e interpretação das diversas linguagens, na capacidade de comparação e argumentação frente às várias áreas do conhecimento. Além desses cuidados, também realizamos uma série de simulados, abrangendo os principais processos seletivos.
As aulas acontecem no período matutino, das 7h10 às 13h15. Na parte da tarde, oferecemos o GEO - Grupo de Estudo Orientado - para alunos interessados em aprofundar seus estudos ou aqueles com dúvidas e necessidades de acompanhamento extraclasse, com a oportunidade de os jovens trabalharem em colaboração, aprendendo um com o outro, além do acompanhamento de professores.
No Novo Pátio, a tecnologia faz parte do projeto pedagógico como um importante recurso a favor da aprendizagem. Acreditamos no uso da tecnologia como meio para alcançarmos nossos objetivos curriculares e na aproximação dos adolescentes às inovações tecnológicas não apenas como consumidores de tecnologia, mas também produtores e com habilidade de usá-la não só para o lazer, mas para sua organização, pesquisa e produção de conhecimento. No decorrer da escolaridade, os alunos são paulatinamente mais capazes de autorregulação e têm mais autonomia para tomar decisões sobre momentos e formas de uso.
Temos acesso à internet em todos os nossos ambientes, com capacidade que garanta a qualidade do trabalho de professores, coordenação, funcionários e alunos. Chromebooks e equipamentos multimídias em todas as salas, que são adequadas ao ensino híbrido, um espaço equipado para o desenvolvimento da cultura “mão na massa” - o Ateliê de Criação, ferramentas do Google para a Educação (Google Suite for Education) e uma série de softwares e plataformas focadas na Educação também são utilizados.
Além de investirmos constantemente em rede e equipamentos, temos uma equipe voltada para a inserção da tecnologia na escola e investimos em capacitação docente e discente para essa aplicação. O uso da tecnologia em sala de aula é um dos grandes desafios do professor no século XXI e entre nossas reflexões, abordamos: quais recursos podem ser utilizados e qual a melhor aplicação para cada um, o que muda na postura do professor diante desse novo desafio, o que muda na postura dos alunos, que devem ser mais ativos e responsáveis nesse uso.
Temos uma estrutura muito forte de orientação educacional, que trabalha constantemente com o estímulo à convivência e respeito à diferença. Nossa equipe observa sinais de bullying ou de alerta em algum aluno e faz a mediação para compreender o que acontece e direcionar ações, em conjunto com professores e coordenação. Trabalhamos na perspectiva de atuar sempre que se percebe algum sinal de que as relações não estão saudáveis ou de que algum aluno precisa de apoio: o problema geralmente começa devagar e sempre dá indícios e essa observação cautelosa nos permite agir prontamente. Além de formar grupos de ajuda entre os próprios colegas, envolvemos não só a família do adolescente alvo do bullying, mas também as famílias do(s) autore(s).
Durante o ensino médio, os jovens tomam uma importante decisão em suas vidas: que profissão seguir. Uma orientação profissional feita com acompanhamento individualizado ajuda os adolescentes em suas decisões.
A melhor orientação fundamenta-se no significado e no sentido do trabalho para o ser humano, e na relação da carreira escolhida com cada projeto de vida. Nossa proposta pedagógica é fundamentada no desenvolvimento do autoconhecimento e das habilidades de cada um de nossos alunos.
Por meio de projetos interdisciplinares, palestras, testes vocacionais, rodas de conversa com profissionais de diferentes áreas, entrevistas e vivências, os estudantes têm contato com as profissões de seu interesse, informações sobre a estrutura dos cursos, possibilidades de desenvolvimento, análise do contexto social e econômico em que determinada atividade se insere, assim como as várias opções de carreira e percursos que cada uma possibilita.
Desenvolvemos um projeto pedagógico sólido com base nos seguintes pilares:
Sim, oferecemos 10% de desconto para o segundo irmão e 15% para o terceiro. Para o desconto, são considerados também irmãos matriculados na Escola Projeto Vida.
Sim, oferecemos bolsas de estudos para alunos contemplados pela bolsa social da Escola Projeto Vida e que sejam aprovados em nosso processo seletivo. Também há bolsas de estudos por mérito acadêmico para alunos externos, selecionados por meio de um concurso de bolsas. Para o ano letivo de 2019, a prova acontecerá no dia 29 de setembro de 2018.
Pedidos de desconto, por sua vez, são analisados com base na renda e situação vivida por cada família, mediante entrega de documentação comprobatória.