CULTURA DIGITAL

No Colégio Novo Pátio, consideramos a tecnologia como um recurso a favor da aprendizagem, com abordagem integrada às práticas pedagógicas. Nossa proposta é estimular os jovens a usá-la como ferramenta para potencializar o aprendizado e desenvolver diferentes habilidades. Isso é feito por meio de metodologias ativas que demandam do aluno postura ativa na busca do conhecimento.

Desenvolver a Cultura Digital dentro do Colégio é o foco de todo o trabalho de integração das tecnologias às práticas pedagógicas. Entendemos que a Tecnologia apoia a aprendizagem dos alunos e é um dos recursos importantes no desenvolvimento das habilidades essenciais para um indivíduo do século XXI: espírito investigador, empreendedor, trabalho em equipe, raciocínio lógico, autonomia, criatividade e, acima de tudo, organização e responsabilidade dentro dos ambientes virtuais.

Para o fortalecimento do desenvolvimento da Cultura Digital dentro do Colégio Novo Pátio focamos o trabalho em três grandes áreas de atuação:

Metodologias ativas orientando todo o trabalho com tecnologia, tornando o aluno muito mais responsável e autônomo durante sua trajetória de aprendizagem. Os recursos tecnológicos contribuem para a ampliação de possibilidades de aprendizagem. Aqui destacamos o uso de plataformas adaptativas, ferramentas Google (parceria Google Suites for Education), Ensino Híbrido (uma abordagem pedagógica que une tecnologia às práticas pedagógicas), gamificação (uso dos elementos motivadores dos jogos em contextos diversos), rotinas de pensamento (estratégias que tornam o pensamento do aluno visível) além de outros recursos que fomentem produções colaborativas, autoria e o protagonismo do aluno.

Comunicação, promovendo ações que fortaleçam a comunicação em espaços educativos formais e informais a fim de melhorar a capacidade de expressão e comunicação dos alunos. Dentro da perspectiva educativa o professor incentiva que os alunos criem seus próprios produtos de mídia.

Cultura Maker, como ponto de partida para o desenvolvimento de uma Cultura de Inovação. O Colégio sustenta o trabalho em três grandes pilares: letramento tecnológico, resolução criativa dos problemas e realização de projetos, que contribuem também para o desenvolvimento das seguintes habilidades socioemocionais: empatia, colaboração e autonomia.